terça-feira, 14 de maio de 2013

Coçou Morreu

Por que nos coçamos justamente quando estamos concentrados totalmente num game?

Grégoire Guillemin

Coceira, prurido e comichão, dá tudo na mesma, aquele coça coça maldito bem num momento crítico. Nós do ramo dos games costumamos sentir bem na hora em que estamos em 1º lugar a 340 Km/h em um game de corrida, quando precisamos nos concentrar para eliminar rapidamente inimigos ou quando vamos bater um bendito pênalti no Fifa (Pes?). Imagina só os atiradores de elite, médicos cirurgiões e músicos...


  •  Mas porque será que isso acontece? 
Está tudo ligado com o nosso estado emocional, principalmente o estresse ou nervosismo. E é justamente isso que costumamos sentir nesses momentos tensos em frente a tela da TV.


  • E como um estado emocional pode afetar nosso corpo dessa forma? 
Assim como doenças psicossomáticas (Veja a definição), estados emocionais e pressão psicológica podem muito bem influenciar seu corpo. No caso, provocando coceira. 

  • Para que serve a coceira então?
Assim como as cócegas, a coceira funciona como um sistema de defesa. Irritações e alergias são o motivo mais comum. Quando você arranha o local, o cérebro se foca na ''dor'' e dá uma ignorada na irritação (isso não significa que o que causou a coceira tenha saído da sua pele). Mas no caso da coceira causada por fatores psicológicos, só conseguimos ver desvantagens. Principalmente numa  fase decisiva do Need For Speed.



0 comentários:

Postar um comentário